Sumário


[CAPÍTULO 1] - REVISIÓN DE LOS CONCEPTOS DE ESTILO Y ESTILOS DE APRENDIZAJE
José Luis García Cué, Colegio de Postgraduados, Campus Montecillo, México, jlgcue@colpos.mx

[CAPÍTULO  2] - LOS ESTILOS DE APRENDIZAJE COMO MARCO METODOLÓGICO DE LOS EDUCADORES PARA DESARROLLAR LAS COMPETENCIAS Y HABILIDADES DE SUS EDUCANDOS.
Maria do Carmo Nascimento Diniz- Departamento de Métodos e Técnicas - Faculdade de Educação- Universidade de Brasília, Brasil, carmodiniz@yahoo.com.br

[CAPÍTULO 3 ]- A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL À  LUZ DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Brasil,
evelisep@onda.com.br / www.metacognicao.com.br
Maria Gabriela Zgôda Cordeiro Afonso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Brasil, gabiafonso@hotmail.com

[CAPÍTULO  4] - ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE FUTUROS PROFESSORES E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Carlos Morais, CIEC- Universidade do Minho, ESSE - Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, cmmm@ipb.pt
Luísa Miranda, ESTIG - Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, lmiranda@ipb.pt
Daniela Melaré Vieira Barros, Universidade Aberta, Portugal, dmelare@gmail.com

[CAPÍTULO  5] - ESTILOS DE APRENDIZAGEM E O CURRÍCULO: CONCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL
Thaís Cristina Rodrigues Tezani, Departamento de Educação – Universidade Estadual Paulista- UNESP, Bauru,Brasil, thaistezani@yahoo.com.br

[CAPÍTULO 6] - ESTILOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO SUPERIOR: POTENCIALIZANDO A ATITUDE CIENTÍFICA
Aida Varela Varela, Doutora em Ciência da Informação, Instituto de Ciência da Informação/UFBA, Salvador-BA, Brasil, varela@ufba.br
Bruno Batista dos Anjos, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação, Instituto de Ciência da Informação/UFBA, Salvador-BA, Brasil, brunoanjos87@gmail.com
Marilene Lobo Abreu Barbosa,Mestre em Ciência da Informação, Instituto de Ciência da Informação/UFBA, Salvador-BA ,Bauru, marilene@ufba.br

[CAPÍTULO  7] - ESTILOS DE APRENDIZAJE EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR
Rodolfo Schmal, Universidad de Talca, Chile, rschmal@utalca.cl
Mirley Ribeiro Moreira, Doutora em Geociências e Meio Ambiente – Instituto de Geociências e Ciências Exatas – UNESP/Campus de Rio Claro, Brasil, mirleyrm@gmail.com
Ana Teresa Colenci, Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga, Brasil, atcol@yahoo.com.br
Miriam Benhayón, Universidad Metropolitana de Caracas, Venezuela, mbenhayon@unimet.edu.ve
Mercedes de la Oliva, Universidad Metropolitana de Caracas, Venezuela, mdeoliva@unimet.edu.ve

[CAPÍTULO  8] - IDENTIFICACION DE LOS ESTILOS DE APRENDIZAJE DE LOS ESTUDIANTES DE LA UNIVERSIDAD PONTIFICIA BOLIVARIANA BUCARAMANGA
Plata Margarita. Facultad de Administración de Empresas. Universidad Pontificia Bolivariana Bucaramanga, Bolívia, margarita.plata@upb.edu.co
Rojas Carolina. Departamento de Ciencias Básicas. Universidad Pontificia Bolivariana Bucaramanga, Bolívia, carolina.rojas@upb.edu.co
Villamizar Gustavo. Facultad de Psicología. Universidad Pontificia Bolivariana Bucaramanga,Bolívia, gustavo.villamizar@upb.edu.co

[CAPÍTULO  9] -  RELACION ENTRE ESTILOS DE APRENDIZAJE Y RENDIMIENTO ACADEMICO EN ESTUDIANTES DE PSICOLOGÍA E INGENIERÍA CIVIL
Villamizar Acevedo Gustavo. Facultad de psicología. Universidad Pontificia Bolivariana Bucaramanga,Bolívia, gustavo.villamizar@upb.edu.co
Sanabria Martínez Nathalie, Universidad Pontificia Bolivariana Bucaramanga,Bolívia, atenix_19@hotmail.com

[CAPÍTULO  10] - ESTILOS DE APRENDIZAGEM, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E AUTO-APRENDIZAGEM
Mª de Fátima Goulão, Universidade Aberta, Portugal, fatimapgoulao@gmail.com

[CAPÍTULO  11] - ESTILOS DE APRENDIZAJE. APRENDIZAJE A TRAVÉS DEL SOPORTE AUDIOVISUAL
Javier Fombona Cadavieco,Universidad de Oviedo, España, fombona@uniovi.es

[CAPÍTULO  12] - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ESTILOS DE APRENDIZAGEM: ESTRATÉGICAS EDUCATIVAS APOIADAS PELAS TIC
Estéfano Vizconde Veraszto, Diretor da Faculdade Municipal “Prof. Franco Montoro” – FMPFM/Mogi Guaçu/SP/Brasil, estefanovv@gmail.com
Milton JB Sobreiro, STNB, Campinas-SP, Brasil, miltonsobreiro@yahoo.com.br
Juliana Souza Nunes, Professora do curso de Práticas em Educação Especial e Inclusiva da Rede de Formação Continuada de Professores em Educação Especial da UNESP Bauru, julisnunes@gmail.com
Adriana Clementino,Senac-SP / FIPEN / UniABC, Brasil, adri.clementino@uol.com.br

[CAPÍTULO  13] - JOGOS ELETRÔNICOS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL - BREVE ANÁLISE DO PERFIL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Filomena Maria G. da S. Cordeiro Moita –- Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Coordenadora do TDAC – Grupo de Pesquisa em Tecnologia Digital e Aquisição do Conhecimento, Filomena_moita@hotmail.com
Estéfano Vizconde Veraszto – Diretor da Faculdade Municipal “Prof. Franco Montoro” – FMPFM/Mogi Guaçu/SP/Brasil, estefanovv@gmail.com
Érika Carla Alves Canuto –Mestranda da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB/ Campina Grande/PB/Brasil, erikacanuto@gmail.com

[CAPÍTULO  14] - CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCATIVO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UMA BREVE DISCUSSÃO ACERCA DA CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS.
Rodrigo Galvão de Castro- Faculdade de Tecnologia de Jahu – Fatec Jahu, rcastro.jau@gmail.com
Ana Maria Leal Costa -Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba/AL/Brasil, leal.amaria@gmail.com
Estéfano Vizconde Veraszto- Diretor da Faculdade Municipal “Prof. Franco Montoro” – FMPFM/Mogi Guaçu/SP/Brasil, estefanovv@gmail.com

[CAPÍTULO  15] - REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Diene Eire de Mello Bortotti de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina, Brasil,
diene.eire@uel.br
Paula Mariza Zedu Alliprandini, Universidade Estadual de Londrina, Brasil,
paulaalliprandini@uel.br

[CAPÍTULO 16] - ESTILOS DE APRENDIZAGEM E PLANEJAMENTO: INDICADORES DE QUALIDADE PARA A RETENÇÃO DO ALUNO E DIMINUIÇÃO DA EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Lúcia Sanchez, UNIRP – Centro Universitário de Rio Preto, Brasil,lucia.sanchez@terra.com.br

[CAPÍTULO  17] - ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
Jaqueline Santos Feliciano da Silva Neiva -Faculdade de Educação – Universidade de Brasília – UnB. jaque.unb@gmail.com
Ana Teresa Colenci Trevelin -Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga - FATEC
atcol@yahoo.com.br